Catálogo de Produtos
Tema em voga para as consultorias e empresas que operam com o comércio exterior, o Catálogo de Produtos tem tido uma grande evolução dado o cronograma para sua implementação, ainda em Janeiro de 2022, como parte do projeto do Portal Único de Comércio Exterior.
Em linha com a inovação, análise de dados e melhorias contínuas presentes, de forma geral, nas discussões da OMC, como parte do processo de implementação do Catálogo de Produtos, a RFB em conjunto com os demais entes públicos e privados, definiram atributos aplicáveis para a diversas NCM, disponibilizando tal acervo em Consulta Pública para avaliação e comentários dos importadores – finalizada dia 15 de dezembro de 2021.
O Catálogo de Produtos, portanto, trará atributos pré-determinados para os códigos NCM, atributos estes que deverão ser considerados pelos importadores quando da definição das respectivas descrições das mercadorias, englobando também questões como: Tratamento Administrativo; Unidade de Medida Estatística; Fornecedores; iv. Fabricantes; Licenciamento dos Órgãos Anuentes.
Mesmo que ainda não tenhamos a definição completa dos atributos que serão necessários para preenchimento, acreditamos que um dos maiores desafios das empresas será o levantamento dessas informações para composição do Catálogo, bem como a necessidade de revisão da NCM – uma vez que os atributos poderão ser diferentes da NCM indicada sugerindo uma utilização incorreta.
Dada a diversidade de demandas dos times de nossos clientes, prezamos pela antecipação e preparo dos fluxos, procedimentos e dados para que, quando da obrigatoriedade do Catálogo, não seja um processo moroso causando problemas da a dinâmica produtiva.
Com time especializado e ferramentas digitais, a Wisefour, utilizando-se da adaptabilidade de cada negócio, está preparada para auxiliar com as demandas de ajuste de fluxo, revisão documental e implementação antecipada de rotinas; entregando qualidade e agregando valor via adaptabilidade as necessidades e anseios de seus clientes.
Solicite sua propostaO que podemos fazer por você aqui?
Ajuste de fluxo
Implementação de rotina
Revisão documental
Perguntas frequentes.
Fonte: http://siscomex.gov.br/informacoes/perguntas-frequentes/importacao/
Fonte: http://siscomex.gov.br/informacoes/perguntas-frequentes/importacao/
Quando o importador for preencher a Duimp, deverá escolher de qual dos fabricantes/produtores estará comprando a mercadoria naquela operação, e aí escolherá um único fabricante/produtor por item de Duimp. Exemplo: se numa única operação o importador estiver comprando o mesmo produto de dois fabricantes diferentes, deverá incluir dois itens na Duimp, ambos com o mesmo código de produto, mas com fabricantes/produtores diferentes.
Fonte: http://siscomex.gov.br/informacoes/perguntas-frequentes/importacao/
Fonte: http://siscomex.gov.br/informacoes/perguntas-frequentes/importacao/
Fonte: http://siscomex.gov.br/informacoes/perguntas-frequentes/importacao/
Precisa de ajuda?
Preencha o formulário para entrarmos em contato com você.
Artigos relacionados
Ver todos os postsSTF afasta PIS e COFINS sobre frete para Trading Companies
Na última quinta-feira (23/02) os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram em ...
Balança comercial tem superávit de US$ 2,7 bi em janeiro, melhor resultado para o mês em 17 anos
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (SECEX) divulgou no i...
Simplificada adesão ao OEA-Integrado SECEX
No dia 30 de janeiro 2023, o Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX), da...
Exportações 2022
De acordo com os dados oficiais divulgados através do Comex Stat em 2022 o Brasil exporto...